As TIC e as NEE
Aceitando o desafio da professora Maria João, li um artigo “Escola Virtual para a educação especial: ambientes de aprendizagem telemáticas cooperativos como alternativa de desenvolvimento”, da autoria de Lucila Maria Costi Santarosa.
Percebi que a telemática é "a utilização combinada dos meios electrónicos e processamento da informação (informática) com os meios de comunicação à distância (telecomunicações)"(1).
As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem para a educação especial intervindo em quatro áreas:"desenvolvimento, psicomotor, da linguagem; controle do ambiente no que diz respeito a
todo conjunto de dispositivos e procedimentos que visam o desempenho de funções que o
corpo não pode executar; a possibilidade e melhoria da comunicação; a pré-profissionalização ou a formação profissional."(2)
As TIC oferecem instrumentos que podem ser vistos como "a voz, o ouvido, o movimento que a deficiência subtraiu" (3): uma pessoa portadora de paralisia cerebral e com dificuldades a nível da expressão oral pode ser ajudada pelo computador; um aluno com mobilidade reduzida pode recorrer à videoconferência e à "escola virtual".
Foi interessante perceber que muitos dos que procuram fazer das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas da Educação Especial têm por base a perspetiva construtivista do desenvolvimento cognitivo, ou seja, aceitam que o conhecimento se constrói a partir da interação do indivíduo como o meio.
(1) Lucila, M., Costi, S. (1997), “Escola virtual" para a educação especial: ambientes telemáticos cooperativos como alternativa de desenvolvimento, Informática Educativa Uniandes-lidie, Colombia, Vol 10, No. 1, 1997 .
(2) Ibidem
(3) Ibidem
(1) Lucila, M., Costi, S. (1997), “Escola virtual" para a educação especial: ambientes telemáticos cooperativos como alternativa de desenvolvimento, Informática Educativa Uniandes-lidie, Colombia, Vol 10, No. 1, 1997 .
(2) Ibidem
(3) Ibidem
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