O IEFP e as pessoas com deficiência
O IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) promove o "Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades". No âmbito desta medida promovem-se ações que permitem adquirir competências profissionais necessárias ao exercício de determinada ativdade no mercado de trabalho. Desta forma potencia-se a empregabiblidade das pessoas com deficiência.
O IEFP oferece, também, um "conjunto de medidas que visam promover a integração, manutenção e reintegração no mercado de trabalho das pessoas com deficiências e incapacidades. Compreende ações de informação, avaliação e orientação para a qualificação e o emprego, apoio à colocação, acompanhamento pós-colocação (IEFP, 2013)."
O "Emprego Apoiado" é mais uma das iniciativas do IEFP que visa preparar a transição para a vida ativa das pessoas com deficiência. "O emprego apoiado pode ser desenvolvido através de: Estágios de Inserção; Contratos Emprego-Inserção; Centros de Emprego Protegido; Contratos de Emprego apoiado em entidades empregadoras" (IEFP, 2013).
Para promover a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência o IEFP atribui, ainda, um prémio de mérito (anual e de natureza simbólica) "às as entidades empregadoras que se distingam na integração profissional das pessoas com deficiências e incapacidades, bem como as pessoas com deficiências e incapacidades que mais se tenham distinguido na criação do próprio emprego" (IEFP, 2013).
Estas medidas constituem verdadeiro serviço público, trabalho em prol do bem comum, luta pela inclusão das pessoas com necessidades especiais.
Fonte: IEFP (2013) acedido em http://www.iefp.pt/apoios/PessoasDeficiencia/Paginas/PessoasDeficiencia.aspx em 12 de fevereiro de 2013
Fonte: IEFP (2013) acedido em http://www.iefp.pt/apoios/PessoasDeficiencia/Paginas/PessoasDeficiencia.aspx em 12 de fevereiro de 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário