sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013



Fim da primeira etapa



Chegou a hora de encerrar esta primeira etapa do Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. 
Neste blogue refleti sobre o contributo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a inclusão das pessoas com necessidades especiais. Foi interessante contactar com o software e o hardware que tornam o dia-a-dia das pessoas com necessidade especiais,  e sobretudo dos alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE), muito mais fácil, permitindo-lhes ultrapassar as suas limitações e potenciar o seus sucesso académico, social e profissional.
Foi interessante perceber que há pessoas que, sentindo a necessidade de desenvolver estratégias, métodos e objetos para ajudar os seus familiares com NEE, divulgam as suas criações e descobertas tornando-as acessíveis, gratuitamente, a quem delas necessita.
A dinamização deste blogue levou-me a estar atenta às iniciativas desenvolvidas por instituições públicas (associações de pais, câmaras municipais...) e que visavam a sensibilização para as necessidades especiais. Percebi que ainda há muito por fazer no nosso país, mas percebi também  que há instituições e organizações que unem esforços para promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Terminada esta etapa, recomeçarei a caminhada e espero poder pôr em prática os conhecimentos e competências adquiridas durante a realização das atividades propostas no âmbito da Unidade Curricular "Tecnologias de Informação e Comunicação" (TIC).

Até breve
Mónica Marques



Sem comentários:

Enviar um comentário