sexta-feira, 2 de novembro de 2012


Explorando o Centro de facilidade de acesso do Windows


Como professora que pode trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que integram as turmas "regulares" foi importante perceber que o Centro de Facilidade de Acesso do Windows permite ativar o narrador que lê em voz alta o conteúdo apresentado no ecrã, permitindo escolher, por exemplo,  a velocidade de leitura. Este centro oferece, ainda, a lupa, que  aumenta parte  do ecrã, e permite a ativação do  teclado digital ou o reconhecimento de voz que, com o apoio de um microfone, torna possível controlar o computador e ditar texto. A visualização dos itens do ecrã pode, também, ser alterada através do ajuste dos limites da janela ou da optimização dos efeitos. Podemos, ainda,  ouvir a descrição do que acontece nos videos, ativando a descrição audio.
Apresentação das "funcionalidade" oferecidas no centroTodas estas "funcionalidades" facilitam a utilização do computador por parte daqueles que têm problemas motores, visuais e dislexia, por exemplo. Recorrendo a estas "ferramentas" na sala de aula os alunos com NEE podem utilizar o computador como instrumento de trabalho de forma autónoma, dando-se mais um passo no sentido da concretização da sua inclusão.

Nota: imagem foi  retirada de https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGoJgIVmhG-yt2-MQ2gKr6i1R8HkCBVIAZzQDHOfG1pplYkGhc  - 2/11/12



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