Explorando o Centro de facilidade de acesso do Windows
Como professora que pode trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que integram as turmas "regulares" foi importante perceber que o Centro de Facilidade de Acesso do Windows permite ativar o narrador que lê em voz alta o conteúdo apresentado no ecrã, permitindo escolher, por exemplo, a velocidade de leitura. Este centro oferece, ainda, a lupa, que aumenta parte do ecrã, e permite a ativação do teclado digital ou o reconhecimento de voz que, com o apoio de um microfone, torna possível controlar o computador e ditar texto. A visualização dos itens do ecrã pode, também, ser alterada através do ajuste dos limites da janela ou da optimização dos efeitos. Podemos, ainda, ouvir a descrição do que acontece nos videos, ativando a descrição audio.
Todas estas "funcionalidades" facilitam a utilização do computador por parte daqueles que têm problemas motores, visuais e dislexia, por exemplo. Recorrendo a estas "ferramentas" na sala de aula os alunos com NEE podem utilizar o computador como instrumento de trabalho de forma autónoma, dando-se mais um passo no sentido da concretização da sua inclusão.
Nota: imagem foi retirada de https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGoJgIVmhG-yt2-MQ2gKr6i1R8HkCBVIAZzQDHOfG1pplYkGhc - 2/11/12